O piloto francês Sebastien Bourdais sofreu um grave acidente durante os treinamentos para as 500 Milhas de Indianápolis, no último sábado, dia 20 de maio. O incidente ocorreu durante a classificação para a corrida, quando o carro de Bourdais bateu na barreira de proteção, capotou e explodiu em chamas.

O socorro foi imediato, e o piloto foi levado para o hospital em estado grave. Segundo informações divulgadas pela equipe do piloto, ele sofreu fraturas na pélvis e em uma das vértebras, além de hematomas e ferimentos na cabeça. Bourdais precisou passar por uma cirurgia de emergência para reparar as lesões na pélvis.

A notícia do acidente chocou o mundo da Fórmula Indy e do automobilismo em geral, já que Sebastien Bourdais é um dos pilotos mais experientes e respeitados do grid. Ele já conquistou quatro títulos na categoria e é um dos favoritos para vencer as 500 Milhas de Indianápolis deste ano.

A equipe Dale Coyne Racing, para a qual Bourdais corre, divulgou um comunicado oficial em que expressa solidariedade ao piloto e agradece aos fãs pelo apoio. Nossos pensamentos e orações estão com o Sebastien neste momento difícil. Ele é um lutador e vai superar isso, diz o texto.

Ainda não se sabe ao certo o que causou o acidente, mas especula-se que uma falha mecânica tenha sido a responsável. Os organizadores da corrida afirmaram que vão investigar o ocorrido para evitar futuros incidentes.

Após o acidente, muitos fãs e pilotos de todo o mundo manifestaram apoio a Sebastien Bourdais nas redes sociais. O piloto brasileiro Tony Kanaan escreveu: Muita força, meu amigo. Estamos torcendo pela sua recuperação. Já o espanhol Fernando Alonso, que disputa as 500 Milhas de Indianápolis este ano, disse: Um grande abraço para o Bourdais. Um dos nossos heróis dos tempos modernos.

Sebastien Bourdais está em recuperação no hospital de Indianápolis e deve ficar afastado das pistas por pelo menos algumas semanas. A equipe Dale Coyne Racing ainda não divulgou se ele poderá participar da corrida no dia 28 de maio, mas é provável que ele fique de fora, já que as lesões foram bastante sérias.

O acidente de Bourdais serve como um lembrete dos riscos que os pilotos correm a cada corrida. Apesar dos avanços na segurança dos carros e das pistas, o automobilismo ainda é um esporte perigoso e imprevisível. Mas, como disse o próprio Bourdais uma vez: Se você não corre riscos, não pode alcançar seus objetivos. Que o piloto francês se recupere logo e volte a acelerar nas pistas.